quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Esperanza Spalding - Cantora de Yala





Revelação do jazz mundial contemporâneo, Esperanza se estabeleceu no cenário musical não só pela sua originalidade, mas também por composições como esta e por ser uma exímia baixista.

Nascida em 18 de outubro de 1984, na cidade de Portland, estado do Óregon, Estados Unidos. Foi criada sozinha pela mãe, que a influenciou grandemente e que a apoiou totalmente quando decidiu-se pelo mundo da música. Aos 4 anos depois de assistir uma apresentação do violoncelista Yo-YoMa apaixonou-se pela música. Depois de um ano, já tocava violino - instrumento que estudou com dedicação total até os quinze anos. Nessa época assumiu como primeira violinista de uma orquestra comunitária no Oregon, "The Chamber Music Society Of Oregon".

Esperanza canta em inglês, espanhol e português. Tocou acompanhada por grandes nomes do jazz, como Pat Metheny, Joe Lovano, Michel Camilo e Donald Harrinson. Foi mencionada pela revista Down Beaty como "a melhor baixista em ascensão". Compõe e leciona no Berklee College Of Music em Boston, sendo a mais jovem professora da instituição.

Esteve no Brasil em 2006, acompanhada pelo pianista cubano Roberto Fonseca.


Site oficial de Esperanza: http://esperanzaspalding.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário